Kaio Admin
Mensagens : 12 Reputação : 0 Data de inscrição : 07/09/2013 Idade : 30
Ficha do personagem Level: 1 Experiência: (0/0) Mochila:
| Assunto: [05°] Perícias Dom Out 12, 2014 10:45 pm | |
| Em jogos de RPG as perícias são os conhecimentos de um Personagem, elas determinam aquilo que ele sabe e o que não sabe fazer. Um botânico dedicado terá a perícia Ciências (Botânica), um caçador provavelmente terá Rastrear, e um espadachim deve ter a perícia Armas Brancas, com a Espada que achar mais apropriado. As pericias possuem graduações, que são as mesmas mostradas abaixo. A cada level ganho, você adquire um ponto de pericia, que pode ser gasto como o usuário bem entender em qualquer uma das pericias descritas abaixo. A cada ponto gasto na pericia ela sobe uma graduação.
Obs.: Caso esteja faltando alguma pericia abaixo, basta comunicar a equipe de administração para que ela seja incluída. - Graduações das Pericias:
Ignorante: 1 ponto Novato: 2 pontos Aprendiz: 3 pontos Conhecedor: 4 pontos Praticante: 5 pontos Dominador: 6 pontos Profissional: 7 pontos Perito: 8 pontos Especialista: 9 pontos Mestre: 10 pontos
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Animais - Veterinária Descrição: Permite a um Personagem cuidar de animais, conhecendo seu metabolismo e suas funções. O Personagem tem bons conhecimentos de veterinária, que lhe permitem tratar de animais feridos ou doentes.
Animais - Doma Descrição: O Personagem é um domador de feras, o que pode ser muito perigoso. O Personagem sabe como treinar animais domésticos, para que executem truques simples. Ensinar tarefas mais complexas, como truques de circo, podem exigir mais tempo de treinamento e provavelmente mais equipamentos (e custos).
Animais - Montaria Descrição: O Personagem sabe montar e cavalgar um animal (em geral cavalos, mas podem ser montarias mais exóticas, como elefantes, camelos e outros). - Citação :
Apostas Descrição: O Personagem sabe como apostar bem. Sabe analisar estatísticas de determinado assunto (corridas de cavalo, brigas de galo, combates em arenas, etc.) e analisar o vencedor mais provável. Apesar da ciência da aposta não ser uma ciência muito previsível (nem uma ciência de verdade, embora aqueles que possuam essa perícia gostem de assim chamá-la), o personagem consegue fazer previsões com uma chance de acerto maior do que o normal, embora nem ele mesmo confie tanto em seu potencial - a não ser que seja muito idiota ou muito bom. - Citação :
Armadilhas Descrição: Personagens com esta Perícia têm várias habilidades com armadilhas. Eles conseguem armas e preparar qualquer tipo de armadilha, e também são capazes de desarmar ou consertá-las. Para desarmar ou consertar uma armadilha o Personagem deve estar ciente de sua existência. Esta Perícia também pode ser usada para encontrar armadilhas escondidas. - Citação :
Armas - Brancas de Curto Alcance Descrição: Armas brancas incluem espadas, facas, maças, cajados entre tantas outras armas de combate corporal. Esta pericia esta relacionado ao uso de armas brancas de curto alcance tanto para o ataque quanto para a defesa.
Armas - Brancas de Longo Alcance Descrição: Armas brancas de longo alcance incluem arco e flecha, bestas e fundas, entre alguns outros. Em geral elas seguem as mesmas regras que as demais Armas Brancas, mencionadas a cima. Entretanto, elas são um pouco diferente.
Armas - Fogo Descrição: Visando um cenário mais futurista, o RPG fornece suporte e permite a criação e utilização de armas de fogo, mas para isso é necessário ter esta pericia antes. Está relacionada a a]habilidade de manipulação, saque, recarga, mira e alcance com armas de fogo.
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Artes - Arquitetura Descrição: Esta Perícia esta relacionada a criação de projetos visuais, paisagismo, urbanismo, construção de casas e projetos de edifícios. A Arquitetura usa conhecimentos que vão desde a Engenharia Civil até a História da Arte, realizando trabalhos com elegância visual, sem deixar de lado a competência técnica.
Artes - Canto Descrição: O Personagem sabe cantar de modo agradável. Uma boa pontuação nesta Perícia geralmente também significa que o Personagem tem uma voz melodiosa, pois treinou muito para obter esta habilidade.
Artes - Culinária Descrição: A habilidade de cozinhar bem. Esta Perícia permite não apenas preparar bons alimentos como também identificar ingredientes de certas receitas.
Artes - Dança Descrição: O Personagem sabe como dançar vários estilos e ritmos. Quanto maior a pontuação nesta Perícia mais ritmos e estilos o Personagem conhecerá. Entretanto, não existem Perícias separadas para cada ritmo ou estilo musical. Com esta Perícia o Personagem simplesmente tem talento com a dança, independente do estilo.
Artes - Desenho e Pintura Descrição: Reflete uma habilidade com desenho, a capacidade de um Personagem para representar formas sobre uma superfície através de linhas e manchas, produzindo uma ilusão profissional. Existem várias técnicas de desenho e pintura: lápis, carvão, óleo, etc. Esta Perícia reflete a capacidade de utilizar qualquer tipo de desenho e pintura.
Artes - Escapismo Descrição: Personagens com esta Perícia têm habilidades para escapar de algemas, correntes, cordas, camisas de força e outras formas de imobilização. Esta Perícia também pode ser usada para escapar de qualquer forma de imobilização, como um abraço de urso.
Artes - Escultura Descrição: É a arte de produzir figuras tridimensionais moldando barro, madeira, pedra, mármore ou metal.
Artes - Instrumento Musicais Descrição: Reflete a capacidade de um Personagem de utilizar qualquer tipo de instrumento musical. Também permite afinar e corrigir pequenos problemas em instrumentos musicais. Cada tipo de instrumento musical é uma Perícia diferente, pois nem todo Personagem que sabe tocar um bandolim saberá tocar uma flauta. Pode ser divididos em instrumentos de corda, percussão e etc.
Artes - Joalheria Descrição: O Personagem sabe como lidar com metais e pedras preciosas. Esta Perícia pode ser usada para avaliar trabalhos envolvendo jóias e pedras preciosas. Também pode ser usada para fabricar pequenos utensílios com estes materiais, como anéis, alianças, colares, pulseiras e outros similares.
Artes - Ilusionismo Descrição: O Personagem possui conhecimentos de Ilusionismo. Ele pode criar pequenas ilusões de ótica e até mesmo algumas ilusões mais forte, porém nunca mágicas e místicas. Esta perícia pode ajudar em magias de ilusão, aumentando a veracidade da mesma (e vice-versa). - Citação :
Artes Marciais Descrição: Existem vários tipos de artes marciais: judô, caratê, jiu-jitsu, capoeira (embora esta também possa ser um Esporte) e tantos outros. Cada arte marcial tem seus golpes, seu estilo e usa as habilidades de forma diferente. - Citação :
Artilharia Descrição: Reflete a habilidade de um Personagem em manobrar e operar armas de cerco. Esta Perícia é usada para Ataque em um combate de larga escala.
Alguns Subgrupos Possíveis: Aríete, Catapulta, Canhão. - Citação :
Avaliações de Objeto Descrição: Reflete a capacidade de um Personagem em avaliar corretamente qualquer tipo de item. Apenas observando o objeto, um Personagem com esta Perícia pode dizer quanto vale um quadro, uma jóia, uma arma ou outro item qualquer, assim como determinar a autenticidade do item. - Citação :
Caça Descrição: Esta Perícia reflete a habilidade que um Personagem tem na caça a qualquer tipo de criatura. A Caça pode ser usada de uma forma similar à Sobrevivência: um Teste bem sucedido geralmente permite rastrear e abater uma criatura (geralmente de pequeno ou médio porte) para sua alimentação – ou apenas por diversão. - Citação :
Camuflagem Descrição: Com esta Perícia um Personagem é capaz de esconder-se ou esconder outra criatura ou objeto em ambientes naturais, como florestas e campos. - Citação :
Carpinteiro Descrição: Pericia desejada para aqueles que procuram saber trabalhar com a madeira, construindo casas, navios e em alguns casos até mesmo armas, como escudos, flechas, bastões, tonfas e etc. - Citação :
Ch'in Kung Descrição: Esta perícia permite que o personagem ande sem deixar rastros visíveis. O treinamento inclui andar na borda de um jarro grande sem derruba-lo. No início o jarro é preenchido com água, mas no final do treinamento o personagem consegue ser capaz de andar sobre o vaso vazio sem movê-lo. Segue-se uma outra etapa de treinamento intensivo até o estudante ser capaz de andar na neve ou na lama sem deixar rastro algum. Diz-se que os especialistas eram capazes de andar sobre papel fino sem rasga-lo ou até mesmo gelo fino! Esta perícia só pode ser ganha com classes, raças, ou através do TREINO com seres que possuam tal conhecimento. - Citação :
Ciências - Agricultura Descrição: Capacidade de organizar, corrigir e executar qualquer tipo de plantação. Saber como e quando plantar os tipos de culturas mais comuns, como estocar os produtos, como combater as pragas e outras atividades diretamente relacionadas.
Ciências - Astronomia Descrição: É a ciência de identificar constelações, estrelas, planetas e cometas. Esta Perícia pode ser usada apenas para Testes de conhecimento mundano, não inclui coisas místicas como determinar o temperamento de uma pessoa de acordo com as constelações e estrelas de seu nascimento – para esta situação veja Ciências Proibidas.
Ciências - Botânica Descrição: É a ciência que estuda as plantas, sua forma e sua fisiologia. O Personagem sabe identificar diferentes espécies de plantas e determinar se são comestíveis, venenosas, medicinais, etc.
Ciências - Direito Descrição: A ciência das normas que regem a sociedade. Representa a chance de um Personagem conhecer manobras legais, processos e intimações. O Personagem conhece a maioria das leis de sua sociedade, e tem uma noção geral daquelas que não tem conhecimento profundo, possibilitando agir da forma mais correta em cada caso.
Ciências - Ecologia Descrição: O ramo da Biologia que estuda a interação entre os animais de uma mesma espécie, entre animais de diferentes espécies e entre os animais e o meio onde vivem. Em jogo ela pode ser usada para determinar a “função” de um animal em seu meio.
Ciências - Filosofia Descrição: Apesar de não ser uma ciência no sentido estrito da palavra, a filosofia é o estudo do pensamento humano. O Personagem conhece os métodos científicos e é capaz de criticar um raciocínio com clareza e objetividade – por isso os filósofos costumam ser pessoas que duvidam ou questionam tudo que lhe é apresentado. Para fins de jogo, filosofia é um Subgrupo de Ciências. Esta perícia algumas vezes pode colocar o personagem contra a Igreja (e, desta forma, colocá-la contra o personagem).
Ciências - Geografia Descrição: A geografia é uma perícia que estuda o local onde o Personagem vive, seus acidentes físicos, climas, solos e vegetações. Também permite ao Personagem produzir mapas profissionais e reconhecer lugares através de paisagens.
Ciências - Herbalismo Descrição: Trata das ervas. Esta Perícia lida com a confecção de poções, venenos e outros compostos derivados de ervas e plantas medicinais. Ela é mais específica que a Botânica, possibilitando manipular muito melhor as ervas e suas propriedades. Geralmente permite identificar a maioria das ervas e também seus possíveis usos como medicina.
Ciências - Meteorologia Descrição: A ciência de compreender o clima, podendo prever como será o clima nas próximas horas com pouca precisão. A cada novo dia a precisão vai diminuindo, pois torna-se mais difícil descobrir o que virá a ocorrer. Note que a previsão nem sempre (ou melhor, quase nunca) segue os rumores esperados.
Ciências - Zoologia Descrição: Ramo da Biologia que estuda os animais. O Personagem sabe identificar diferentes espécies de animais e determinar seus hábitos, alimentação, anatomia e comportamento, além de seu parentesco com outras criaturas similares.
Ciências - Matemática Descrição: A ciência dos números e dos cálculos, muito utilizada em todas as áreas praticamente, quanto melhor for o seu desempenho com matemática, mais facilmente poderá fazer cálculos que podem e irão influencia batalhas, testes, aventuras, criações e etc. - Citação :
Ciências Proibidas - Alquimia Descrição: Ciência da antiga ordem das forças da natureza. Permite ao Personagem violar as leis da química, conseguindo assim poções e elixires impossíveis de destilar usando os métodos químicos tradicionais. Necessária para fabricação de poções mágicas.
Ciências - Fisica Descrição: A ciência da força e do movimento. Investiga os campos, forças e leis fundamentais do comportamento da matéria, explicando coisas como inércia, gravitação e outras leis básicas que regem o Universo. O uso desta perícia costuma colocar a Igreja contra o personagem.
Ciências - Ocultismo Descrição: Também chamado simplesmente de Oculto. Permite ao Personagem reconhecer e até entender um pouco da realidade que se passa à sua volta. Pode ajudar a identificar Rituais, itens místicos, gestos, livros e fetiches de Magias. Esta Perícia também pode ser usada para identificar um item mágico.
Ciências - Rituais Descrição: A capacidade de entender a lógica intrínseca por trás da confecção dos componentes de um Ritual. Apesar das diferenças, esta Perícia inclui conhecimentos sobre Rituais de diferentes origens (São Cipriano, Marranos, Católicos, Islâmicos, etc).
Ciências - Teoria da Magia Descrição: Existe um sem número de termos e conceitos importantes para o estudioso da Magia. Sem esse conhecimento, um mago terá tremendas dificuldades para estudar as Formas e Caminhos da Magia. Recomenda-se que todo mago dedique pontos de Perícia suficientes para que tenha pelo menos 3 pontos nesta Perícia, mais um adicional de 1 ponto a cada 2 níveis, sem os quais terá dificuldades de aprendizado. - Citação :
Condução Descrição: Esta Perícia reflete a capacidade do Personagem em conduzir carroças, veículos automotores e até mesmo Voadores (neste caso o termo mais usado é Pilotagem, mas a Perícia funciona da mesma forma). Cada tipo de veículo, seja automotor ou não, é considerado uma Perícia diferente. Um Personagem que sabe conduzir uma carroça não precisa saber conduzir um veículo voador (que ainda costumam ser diferentes entre si). - Citação :
Conhecimentos Descrição: Existem vários tipos de Conhecimentos que podem ser adquiridos por um Personagem. Esta Perícia permite ao Personagem conhecer praticamente tudo sobre alguma coisa. Por exemplo, Conhecimento sobre mortos-vivos permitiria a um Personagem identificar um morto-vivo, incluindo suas fraquezas gerais, mas Conhecimento sobre Vampiros será ainda mais específico, e permitirá ao Personagem saber exatamente quais as fraquezas de um Vampiro, o que é boato e o que é verdade, como agir para enfrentá-los, qual seu comportamento, o que esperar deles, etc. Antes de criar uma Perícia Conhecimento certifique-se de que não existe uma outra Perícia que tenha este mesmo objetivo. Por exemplo, não faz sentido uma Perícia Conhecimento sobre Religiões quando já existe a Perícia Ciências (Teologia). - Citação :
Disfarce Descrição: Esta Perícia reflete a habilidade de um Personagem em se parecer com outra pessoa – ou, ao menos, ocultar a própria aparência. Coisas simples, como pegar uma caixa e se ocultar entre os carregadores, pode ser considerado um fácil, mas quando o alvo conhece bem a pessoa o isso pode se tornar mais difícil. - Citação :
Encantar Descrição: O personagem sabe encantar objetos com facilidade. Um personagem sem esta pericia encanta objetos através da pericia Teoria da Magia. Entretanto, personagens com esta pericia conseguem encantar objetos muito mais facilmente. - Citação :
Escudo Descrição: O Personagem sabe como utilizar escudos de qualquer tipo para proteger-se em combate. A Perícia Escudo é usada como uma forma de Defesa em combate, para bloquear golpes de seus inimigos. - Citação :
Esporte - Acrobacias Descrição: Dá ao Personagem a habilidade de equilibrar-se em pequenas superfícies, andar sobre cordas, fazer malabarismo e coisas do tipo. Assim como Esquiva, a Acrobacia pode ser usada como uma forma de Defesa em um combate, pois o Personagem pode desviar dos ataques com saltos e movimentos acrobáticos.
Esporte - Arremesso Descrição: Além das modalidades atléticas de arremesso de dardo, disco e peso, o Personagem com esta Perícia pode também atirar facas e outros objetos como forma de Ataque.
Esporte - Escaladas Descrição: A Perícia Escalada é usada para escalar, muros, montanhas e outros lugares íngremes sem nenhum equipamento apropriado.
Esporte - Natação Descrição: O Personagem sabe nadar. Manter-se na superfície é tarefa fácil, mas salvar alguém que não sabe nadar, ou nadar contra uma correnteza forte já é algo mais difícil (o personagem precisa de mais pontos na perícia). Personagens que estejam carregando muito peso também sofrem penalidades para nadar (assim como personagens que usam coisas que dificultam seu movimento).
Esporte - Salto Descrição: Perícia geralmente usada apenas para competições – salto em altura, em distância, com vara. Para saltos normais, como pular um muro, o procedimento normal é utilizar o atributo “AGI”. Saltos mais mirabolantes, como de um telhado ao outro, podem exigir a Perícia Salto. - Citação :
Explosivos Descrição: Esta perícia permite criar explosivos, armá-los e desarmá-los, podendo servir até mesmo para criar flechas ou balas explosivas. - Citação :
Falsificação Descrição: É a técnica usada para criar cópias convincentes de cartas, documentos, obras de arte e demais objetos. Para falsificar um item de forma eficiente o Personagem deve ter no mínimo 1 ponto na Perícia correspondente. Por exemplo, falsificações de documentos exigem que o Personagem tenha pelo menos 1 ponto em Escrever no Idioma utilizado, enquanto falsificar obras de arte exige do Personagem um mínimo de mínimo 1 ponto na Perícia Artes correspondente (Desenho e Pintura, Escultura, Joalheira, etc). Esta perícia, como qualquer outra, pode falhar, criando documentos que não conseguirão convencer ninguém... Algumas vezes a Perícia Falsificação pode ser usada em um contra a Perícia Avaliação de Objetos, para que o Personagem possa identificar o item falso. - Citação :
Ferreiro Descrição: É a técnica usada para criar objetos de metais, como armas, peças, armaduras. Pode-se dizer que é a habilidade necessária para se trabalhar com metais, forjar objetos. - Citação :
Furto Descrição: Esta Perícia reflete a arte (?) de retirar objetos da posse das pessoas sem que elas percebam. Também chamado Punga. Pode ser usada para colocar objetos em uma pessoa sem que ela perceba. - Citação :
Furtividade Descrição: Enquanto a Camuflagem é usada para esconder-se, a Perícia Furtividade permite a um Personagem manter-se oculto nas sombras e mover-se sem produzir qualquer ruído. Também pode ser usada para fazer ataques silenciosos. - Citação :
Manipulação - Empatia Descrição: O Personagem compreende e é capaz de sentir as emoções de outras pessoas, estando apto a reagir prontamente a elas. Esta Perícia também pode ser usada para detectar mentiras.
Manipulação - Hipnose Descrição: Através de luzes, movimentos ou palavras, o Personagem afeta a mente da vítima fazendo com que se torne questionável e mais fácil de manipular. A hipnose, contudo, não transforma a vítima em um zumbi obediente: apenas melhora as chances de convencê-la de algo.
Manipulação - Impressionar Descrição: É a habilidade de usar a roupa certa, o palavreado certo, tudo na hora certa. A intenção é ganhar a confiança dos presentes, às vezes fazendo-os sentir que o Personagem é um deles, mesmo que não seja.
Manipulação - Intimidação Descrição: Utiliza ameaças em vez de conversa civilizada. Um Personagem habilidoso pode intimidar alguém mesmo que não tenha condições de cumprir a ameaça (desde que a vítima não saiba disso).
Manipulação - Lábia Descrição: Trata-se da habilidade de persuadir ou confundir as pessoas através de muita bajulação, conversa mole ou mentiras convincentes. A Perícia também pode ser utilizada para mentir, fazendo com que os alvos acreditem em suas mentiras, mesmo que pareçam absurdas.
Manipulação - Mentira Descrição: Permite ao personagem 'mentir melhor'. Um personagem com esta perícia consegue blefar de forma mais convincente, além de poder enganar os outros mais facilmente. O personagem com esta perícia pode fazer testes contra detectores de mentira (habilidades, magias, poderes e equipamentos), sendo que os testes são feitos dependendo do detector e de sua 'força'. Diferente de atuação, mentira não se baseia em fingir ser outra pessoa, mas em conseguir falar algo e convencer os outros de que aquilo é verdade, ou mesmo de omitir informações sem ser percebido. Omissões feitas por um personagem com mentira costumam ser dificilmente detectadas por detectores em geral.
Manipulação - Tortura Descrição: O Personagem consegue o que deseja infligindo dor física através de chicotadas, agulhas, choques elétricos e demais técnicas. Uma falha crítica nesta Perícia traz danos permanentes à vítima, ou até mesmo a morte. - Citação :
Manobras de Combate - Desarme Descrição: Esta manobra permite tirar a arma do controle do oponente sem ferí-lo (muito). Geralmente isso é feito com um ataque um pouco mais difícil.
Manobras de Combate - Lutar às Cegas Descrição: O Personagem é capaz de lutar mesmo sem enxergar (vendado ou cego), guiando-se por sons e movimentos (vibração do ar). Personagem com esta Manobra não sofrem nenhuma penalidade por lutar às cegas, a menos que estejam privados também do sentido de audição; neste caso siga as regras normais.
Manobras de Combate - Lutar com Duas Armas Descrição: O Personagem é capaz de lutar com duas armas ao mesmo tempo. Otimizando o dano causando por elas, que tambem vai depender da pericia que o personagem tiver nas armas utilizadas.
Manobras de Combate - Manobras para Impressionar Descrição: O Personagem pode realizar efeitos com sua arma visando chamar a atenção. Ele descreve a ação que deseja e realiza um Ataque. Se for um acerto, a manobra será conforme o descrito. Uma falha crítica colocará o Personagem em uma situação embaraçosa. De qualquer maneira, uma Manobra para Impressionar NUNCA causa dano a ninguém, a não ser pelo dano normal conforme o Ataque.
Manobras de Combate - Mira Descrição: Influencia na habilidade de mira de armas de longo alcance que disparam projeteis, como por exemplo arco e flecha, besta, armas de fogo, canhões, catapultas e etc.
Manobras de Combate - Refém Descrição: O Personagem conhece técnicas de imobilização de reféns em situações de crime. Pode ser uma faca no pescoço em posição estratégica ou uma estaca no coração. - Citação :
Manobras de Combate Especiais - Análise de estilo Descrição: Esta perícia permite que o personagem analise o estilo do adversário observando suas combinações, guardas, posturas e etc. A análise de estilo só pode ser usada se um oponente que esteja usando alguma "Arte Marcial" e que esteja envolvido em um combate.
Manobras de Combate Especiais - Aparar armas de Projétil Descrição: Esta perícia permite que o personagem apare armas arremessadas ou de projétil usando uma espada, lança, bastão ou qualquer outra arma similar.
Manobras de Combate Especiais -Golpe Desintegrador Descrição: Esta perícia permite que o personagem encontre, a partir da observação, o ponto mais fraco de qualquer objeto ou ser, caso ele tenha algum.
Manobras de Combate Especiais - Linguagem Corporal Descrição: Esta perícia permite que você “leia” os movimentos sutis e alterações na postura do adversário. Um artista marcial com esta perícia é capaz de prever um ataque eminente. Ela funciona também em situações que não são de combate, permitindo que se interprete a postura do corpo e suas nuanças.
Manobras de Combate Especiais - Suscetibilidade Descrição: Esta perícia representa o treinamento feito para se estar consciente da presença do inimigo, incluindo sua localização exata, postura e equilíbrio, a curta distancia. Não é a mesma coisa que luta às cegas, e não permite combater no escuro ou sob condições igualmente adversas. - Citação :
Manipulação de Fechaduras Descrição: É a habilidade que um Personagem tem em trancar, destrancar, instalar, consertar e compreender diversos mecanismos de fechaduras e cadeados. Embora esta habilidade seja muito útil para grupos de Aventureiros, seus praticantes geralmente não são vistos com bons olhos pela sociedade. - Citação :
Mecânica Descrição: Esta Perícia dá ao Personagem a habilidade de trabalhar com vários tipos de maquinas. - Citação :
Medicina Descrição: Dá ao Personagem conhecimento e prática médica. Esta Perícia tem várias funções, mas geralmente é usada para cuidar de vítimas acidentadas (geralmente acidentes mais graves, que um simples Primeiros Socorros não poderiam resolver), como amputações e fraturas (internas e externas). - Citação :
Mineração Descrição: Esta Perícia dá ao Personagem os conhecimentos necessários para obter minérios (ouro, prata, cobre, ferro, chumbo, carvão) ou pedras preciosas. Isto é, encontrar um local onde se possa explorar algo ou executar a mineração em si sem virar parte do minério (evita acidentes e soterramentos). - Citação :
Navegação Descrição: Este é o conhecimento necessário para conduzir um veículo ou embarcação de um ponto a outro da superfície através do mar e oceano. Também permite interpretar mapas - Citação :
Negociação Descrição: Esta Perícia permite ao Personagem sair-se bem no mundo das finanças e evita que faça maus negócios – seja no momento de pechinchar um preço melhor quando compra uma mercadoria, seja para evitar que seu negócio vá à falência. - Citação :
Pesquisa Descrição: Esta Perícia esta relacionada à obtenção de informações. Ela pode ser usada em uma biblioteca para encontrar os livros certos sobre o assunto, nas ruas para encontrar a pessoa ou lugar que se procura, ou em uma sala onde estão as provas de um crime. Uma falha pode significar não achar tais informações, enquanto uma falha crítica pode dar ao Personagem informações erradas ou pistas falsas. Esta perícia também facilita o trabalho de um mago, diminuindo um pouco o tempo que o mesmo demora para aprender novas magias. - Citação :
Pesca Descrição: Esta Perícia faz com que o personagem conheça os locais bons para se pescar, sabendo que peixes existem em cada local e fazendo com que o personagem tenha mais facilidade em conseguir pegar um peixe. Esta perícia pode servir ao personagem como a perícia “caça” ou “sobrevivência”. - Citação :
Primeiro Socorros Descrição: O Personagem sabe fazer curativos em ferimentos, imobilizar fraturas, deter sangramentos, aplicar curativos e outros procedimentos que devem – ou NÃO devem – ser tomados em caso de acidentes com vítimas. - Citação :
Rastreamento Descrição: Esta é a habilidade de encontrar e seguir pistas e pegadas. Para que uma pista seja seguida, é preciso que a pessoa, criatura ou veículo (carruagem, carroça, etc) sendo seguido deixe uma pista. Rastrear em trilhas de barro, areia ou alguém arrastando algo é algo fácil; rastrear em terra batida, grama ou mata fechada é um normal; e em terrenos rochosos, sob chuva ou neve, ou quando a criatura seguida tenta disfarçar a trilha as coisas ficam mais difíceis. - Citação :
Sobrevivência Descrição: O Personagem sabe o que é preciso para sobreviver em um ambiente selvagem, longe da civilização. Esta Perícia permite construir um abrigo, encontrar água ou comida, orientar-se, fazer uma armadilha para animais e assim por diante. Um Personagem com esta Perícia pode garantir não apenas a própria sobrevivência, mas também a de um pequeno grupo. - Citação :
Ventriloquismo Descrição: O personagem consegue emitir sons sem movimentar a boca, de forma que pode falar sem movimentar sua boca. Essa perícia não é uma habilidade especial, podendo ser percebida de formas mundanas e mágicas, sendo geralmente usadas por marionetistas. | |
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